top of page

TRANSIÇÃO CAPILAR - Por Jeane Passos

A equipe da MULTITRAT bateu um papo super descontraído com Jeane Passos, dona do IG @Passosdajeane, que recentemente passou pelo processo de transição capilar. Jeane contou um pouco para nossa equipe como foi o seu processo, o que a motivou a iniciar a transição e dá super dicas para quem está pensando em assumir as madeixas.

O que é transição capilar?

Jeane Passos

“A transição capilar é o momento em que você decide abandonar todos os processos de alisamento e deixar o seu cabelo totalmente natural. No qual ele vai crescendo, aceitando a sua própria estrutura e não mais alisando”.

O que te levou a fazer a transição?

Jeane

Eu sempre tive muita influência nos meios em que vivi, meninas brancas e de cabelo liso. Eu queria estar próxima delas e me sentia incluída, dentro dos tais padrões, daí iniciei os processos de alisamento muito cedo, chegou um momento que meu cabelo já se encontrava sem vida, sem brilho, com queda, minha autoestima começou a ficar péssima por causa do meu cabelo e eu precisava fazer algo para mudar, para me sentir melhor, recorri ao mega mas não queria que fosse algo pra sempre, só passageiro mesmo, foi daí que eu vi que eu precisava me olhar no espelho e me aceitar e amar do jeito que sou, ter meu cabelo como minha identidade, foi aí que decidi abandonar todos os processos de alisamento e deixar meu cabelo florescer e crescer naturalmente.

Quanto tempo pode durar até o cabelo crescer naturalmente novamente? E quanto tempo durou o seu processo de transição?

Jeane

A transição capilar não tem um certo tempo a durar, porque o seu cabelo vai crescendo e as pontas ainda vão estar processadas, daí fica o cabelo com várias texturas, o natural que está crescendo e a parte ainda alisada, ela vai durar o tempo que se sentir preparada para cortar a parte da química e deixar só a natural

A minha durou 7 meses, nesse tempo me senti preparada para cortar, mesmo com medos e dúvidas, precisei criar coragem e cortei, fiquei com o cabelo muito, muito curto, mas cabelo cresce. (risos)

E graças a Deus tive o apoio do meu marido e de amigas próximas, isso é muito bom, e nos faz sentir prontas.

Como começar?

Jeane

Não tem aquele momento pra começar. Você começa quando está preparada pra assumir seu cabelo natural. Se isso de fato for sua vontade.

Qual a maior dificuldade para quem passa por esse processo?

Jeane

A maior dificuldade é lidar com as várias texturas mesmo, terão dias péssimos, parece que seu cabelo não ajuda, você vai se sentir desarrumada, mas como todas as fases da vida, passa.

O que mudou em sua vida após a transição?

Jeane

A transição me fez mudar como pessoa sabe? A quebrar todos os preconceitos que existiam dentro de mim. Me fez uma nova Jeane mesmo, passei a ter uma autoestima que nunca tive antes, a me aceitar e me amar mais. Saber que sou linda de todas as formas e que meu cabelo só é um detalhe na minha beleza.

Qual a dica que você deixa para quem deseja iniciar a transição?

Jeane

Entre na transição capilar pra assumir seu cabelo natural, não entre desejando ter cachos perfeitos, porque isso será moda, você estará fugindo de um padrão, o do alisamento para cachos perfeitos. Cabelo é DNA e ele vai voltar a ser o q era antes de seus processos de alisamento, claro que com o aspecto melhor, pq a gama de opções de produtos que temos hoje para cuidar do nosso cabelo é enorme.

A transição ela não é fácil, vai ter muitos momentos que vai da vontade de desistir, vai ter pessoas para lhe mandar arrumar o cabelo, vai aparecer muita gente pra nos fazer desistir, mas siga firme no seu objetivo, acredite que você consegue, é uma fase que passa, e você vai viver a certeza que foi sua melhor escolha.

Ame seu cabelo, aceite ele do jeito que é. Todo cabelo é lindo em suas formas e texturas.

Se ame! Se aceite!

Pra amenizar o processo, existem várias formas de texturizar o cabelo. Foi a texturização capilar que me ajudou muito nessa fase. Existem técnicas que pode ser encontrada na internet.

A que mais usei foi a texturização de coquinhos. Processo no qual você "cacheia" a parte alisada, pra deixar mais próxima da natural (que está crescendo).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page